Esquemas de Pirâmides Financeira / Ponzi: Ainda tem gente que Cai Neste Golpe

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Esquemas de Pirâmide Financeira ou Ponzi são bem antigos, então por que tanta gente ainda cai nesse golpe? Veja possíveis motivos.
 

Esquemas de Pirâmide / PonziO golpe da Pirâmide financeira, também chamado de esquema Ponzi, é bem antigo. Muitas versões desse golpe já foram criadas e já prejudicaram milhões de pessoas em todo o mundo durante décadas. Agora, com a recente avalanche de esquemas de pirâmides financeiras na Internet brasileira, uma pergunta importante exige resposta:

Por que tanta gente ainda cai nesses golpes?

A resposta envolve alguns fatores complexos, principalmente a psicologia humana. Neste artigo vou tentar explicar os principais motivos que ainda levam milhares de pessoas a cair no velho golpe da pirâmide financeira.

1. O sonho de ficar rico

Praticamente todo mundo gostaria de ganhar muito dinheiro. Se existisse uma maneira de conseguir isso de modo rápido e fácil, então seria maravilhoso! Pois essa é justamente a promessa que os esquemas de pirâmide financeira apresentam às pessoas. Mesmo que os recrutadores desses esquemas não digam isso diretamente, essa é a perspectiva que as pessoas mais ingênuas acabam tendo quando avaliam um esquema de pirâmide financeira, conforme veremos nos próximos motivos alistados a seguir.

2. Inexperiência

Muitas pessoas que têm mais experiência na vida, já aprenderam do modo mais duro que não existe dinheiro fácil e rápido, e que é preciso trabalhar bastante para se conquistar alguma coisa. Porém, a cada dia nascem milhões de pessoas, e essas ainda não têm esse entendimento.

Os mais jovens e inexperientes muitas vezes insistem em acreditar que podem encontrar um “atalho” para a riqueza. Mesmo que os seus pais, avós, ou outras pessoas mais experientes lhes digam que estão caindo em uma armadilha, eles preferem desconsiderar esse aviso e “pagar para ver” se é mesmo verdade.

Eles querem acreditar que existe um modo de ganhar muito dinheiro sem esforço, e pensam algo assim: “vou provar a todos que eu tenho razão”.

3. Desespero

Infelizmente os governos humanos deixam muito a desejar no que diz respeito a prover condições básicas de vida para seus cidadãos. Existe muita corrupção e injustiça e muitas pessoas passam necessidades o tempo todo. Muitas dessas pessoas não conseguem enxergar uma solução para sua situação e estão desesperadas. Quando aparece uma suposta “oportunidade de mudar de vida”, elas acabam agarrando imediatamente como se fosse sua última chance.

4. As “Provas”

Esse é o principal, o mais poderoso motivo que leva milhares de pessoas a caírem no velho golpe da pirâmide financeira a todo momento: as provas de ganhos. As pessoas sempre querem provas, evidências. E no caso das pirâmides não é diferente.

Muitas pessoas, a princípio percebem que um negócio é duvidoso e dizem “não”. Porém, depois de algum tempo, alguns de seus amigos, parentes ou conhecidos que entraram no esquema começam e exibir seus ganhos, ou suas conquistas adquiridas com aquele esquema. Nesse momento ocorre uma verdadeira revolução na cabeça da pessoa. Ela começa a pensar mil coisas, do tipo:

“Puxa! Esse negócio funciona mesmo! Olha o cidadão ganhou uma fortuna! 

“Se eu tivesse entrado junto com ele, também teria ganhado uma bolada!”

“Como fui idiota em não acreditar! Perdi tempo!”

“Cada dia que estou fora desse negócio, estou deixando de ganhar dinheiro!”

“Todo mundo está se dando bem, só eu que não!!”

Conclusão: fica simplesmente IMPOSSÍVEL a pessoa não entrar no esquema. (Claro, a pessoa ingênua).

Todo esquema de pirâmide que deseja obter algum êxito precisa pagar direitinho os participantes, e os golpistas que montam esses esquemas sabem muito bem disso! Conforme os participantes que entraram primeiro começam a exibir seus lucros, PRONTO! Isso desperta a atenção de todos os que estão próximos desses participantes e atrai até mesmo os mais céticos.

“Contra fatos não há argumentos”, dizem os recrutadores desses esquemas. Eu também gosto dessa frase, ela é muito poderosa. O problema é que os “fatos”, no caso de um esquema de pirâmide, não se mantêm por muito tempo. O esquema é insustentável, portanto, depois de algum tempo ele simplesmente desmorona causando prejuízo a milhares de pessoas que entraram por último. É justamente por esse motivo que esses esquemas são considerados crime no Brasil e em muitos outros países.

Como Identificar um Esquema de Pirâmide Financeira

Muitos esquemas de pirâmide financeira hoje em dia são bem disfarçados e tentadores. Mas se você quiser se manter livre deles, o conhecimento é fundamental.

Basicamente, o que caracteriza um esquema de pirâmide financeira é a ORIGEM dos lucros que são distríbuidos entre os participantes. Qualquer negócio onde o lucro dos participantes seja proveniente principalmente da ADESÃO DE NOVOS MEMBROS é um esquema de pirâmide financeira, ou Ponzi. Não importa se existe um produto ou serviço sendo comercializado. O que importa realmente é DE ONDE VEM OS LUCROS DISTRIBUIDOS.

Em um negócio sustentável, seja ele de marketing multinível ou não, os lucros distríbuidos precisam ser provenientes da venda de produtos ou serviços ao consumidor final. Precisa ter produtos ou serviços que as pessoas realmente consomem ou utilizam. Desse modo, havendo uma DEMANDA REAL pelos produtos ou serviços, o negócio ganha sustentabilidade.

E fiquem de olhos bem abertos!

 

2 Comentários

Deixe uma comentário