Entenda porque ainda vale a pena abrir um supermercado

O Brasil é o país dos empreendedores, mesmo em meio aos momentos de crise econômica. Com o aumento do desemprego e a instabilidade política, que direta ou indiretamente  acaba influenciando na economia, muitos preferem investir suas economias em um negócio próprio, como por exemplo, um mercadinho ou até mesmo um supermercado.

Quem nunca trabalhou neste ramo fica se perguntando se realmente vale a pena abrir um supermercado. Quem já atuou como funcionário conhece bem a rotina deste setor e sabe que ninguém vai deixar de comer, apesar das crises e apenas buscará por melhores preços, o que o comércio pode oferecer, se souber comprar bem.

Eu poderia falar para você que meus quase 40 anos de supermercado, desde funcionário, ainda bem jovem até agora como proprietário de um estabelecimento, que realmente vale a pena. Claro que minha experiência no setor me permite falar sobre o assunto, mas eu quero provar para você, futuro supermercadista, através de dados que você pode abrir um supermercado tranquilamente.

Vendas em supermercados aumentaram

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os estabelecimentos do setor registraram um crescimento de 0,22% em suas vendas reais no mês de fevereiro, se for comparado com o mesmo período no ano passado. Esse dado aprontado pela ABRAS considerou o faturamento dos supermercados já com o desconto da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Se for considerado o acumulado do primeiro bimestre, as vendas reais mostraram uma elevação de 1,57%, se comparado com os dois primeiros meses de 2017. A associação ainda destacou outro fator que poderia ter prejudicado o setor, a queda de preços nos alimentos. Mesmo neste contexto, as vendas registraram esse crescimento.

Eu continuo encorajando você a abrir um seu supermercado, ou então, se for o caso, abrir um mercadinho e ir trabalhando até conseguir atingir seu objetivo maior. Se você ainda tem dúvidas ou deseja compartilhar sua experiência com nossos leitores, pode deixar seu comentário no final deste artigo. Sucesso sempre!

Deixe uma comentário