e-mail marketing para iniciante

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

E-mail Marketing

Opt-ine-mail marketing

Colete emails de pessoas que realmente querem esta na sua lista, ou seja, eu quero dizer pessoas que realmente aceitaram fazer parte de sua lista e estão cientes do tipo de comunicação que poderão receber. Estes são os endereços opt-in. Uma forma de conseguir usuários opt-in para sua lista, é através dos formulários de contato ou cadastro em seu site que contenham um campo com a opção “aceito receber atualizações do seu blog ou site”. Assim, você oferece a possibilidade de escolha a seus usuários e trabalha apenas com emails legítimos, daqueles que estão realmente interessados em seu produto. Além do opt-in, o recurso de double opt-in pode ser usado neste caso com bastante resultado.

Inserir em todas as páginas de seu site, um campo exclusivo para cadastro de emails, como por exemplo, “(insira aqui seu email )” e divulgar no site, de forma que os usuários tenham acesso ao tipo e qualidade de informação que receberão em seus emails ao efetuarem o cadastro, incentivando-os a preencher

Portanto, invista em qualidade de conteúdo e respeite-os.

Soft opt-in

Você também pode enviar mensagens a endereços de email que estabelecem uma relação comercial com você e/ou sua empresa, como: contatos que resultaram em transações comerciais entre o remetente e o destinatário da mensagem, correspondência previamente iniciada por um indivíduo, incluindo a solicitação de informações, respostas a questionários de pesquisas, concursos ou contato offline. Por isso, armazene os emails de todos que mantêm contato com você, pois é mais uma forma de enriquecer seu banco de dados com endereços válidos.

Opt-out

Os usuários que mantêm uma relação comercial e/ou social com sua empresa, ou que se cadastram em seu site e/ou que optaram, num primeiro momento, por receber seus informativos periódicos, devem ter a opção de, num segundo momento, não mais fazer parte de sua base de contatos.
Uma forma de fazer este conceito funcionar é inserir na mensagem o link para o opt-out. Recomendamos inserir este link no rodapé da mensagem. Ao clicar neste link, o usuário poderá ter seu email removido, automaticamente, da base de recebimento, sem maiores dores de cabeça.

Double opt-in

Double opt-in é o processo de confirmação do desejo de receber mensagens e uma ótima forma de aumentar a  credibilidade do seu público. Após  cadastro em um website, o usuário recebe, em seu email, uma mensagem de confirmação com um link. O cadastro é confirmado apenas após o clique no link da mensagem.
Para aplicar o double opt-in , crie uma sequência de email automático para todos que se cadastrarem em seu site ou blog. Neste email, use uma mensagem de agradecimento pelo cadastro, fale sobre as mensagens que serão enviadas e solicite que cliquem num link de “confirmação de cadastro”.

Detalhes importantes
• Estabeleça uma integração entre os cadastros, os emails enviados e os cliques no link.
• Lembre de armazenar o endereço de email, o IP do usuário, a data e hora da confirmação.
• Um cadastro só será double opt-in quando a confirmação for efetuada.

Os benefícios dessas técnicas são muitas. Um dos benefícios é que sua lista de email estará sempre com emails válidos, pois se o usuário recebeu a mensagem de confirmação e clicou no link, a caixa postal dele é válida. Outra vantagem é que o usuário solicitou e permitiu o envio das mensagens. Mas a melhor de todas é que as pessoas estão interessadas em receber suas  mensagens .

Nunca deixar de chamar a atenção do seu contato para a opção do descadastramento logo abaixo no rodapé:

 

Rodapé da mensagem:

Você está recebendo este email pois é cadastrado em um dos meus sites , e aceitou receber emails caso não queira mais vá até o campo usubscriber e saia da lista sem maiores problemas,outra opcão é :

Se você não deseja mais receber os e-mails do , cancele aqui.

Se você não deseja mais receber nenhum dos email, cancele aqui.

Criar canais de comunicação com a sua lista é fundamental para sua credibilidade, mandar conteúdo de qualidade, para quem trabalha com lista é obrigação se que  quer ter sucesso neste negócio, seu contato(leads) se lembrará de que somente recebe um determinado conteúdo porque o solicitou .

Este formato centralizado para comunicação entre parceiros e clientes evita ainda a perda de opt-ins por conta do envio exaustivo de comunicados e pedidos de descadastramentos mal interpretados.

Encha seus contatos de conhecimentos ,afinal a falta de conhecimento vai ser pra você seu maior concorrente

Sabe-se que um cliente pode solicitar a saída da sua lista a qualquer momento . Entretanto, esse mesmo cliente certamente deseja receber conteúdos adequados ao seu perfil pessoal. Com isso em mente, de a sua lista conteúdo de qualidade.

Preview

 

O link de preview é aquele que, geralmente (e preferencialmente) aparece no topo das mensagens, com o texto “Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link”. Caso o destinatário tenha dificuldades em ver o conteúdo do email, seja por problemas com o bloqueio de imagens ou de compatibilidade do código com o cliente de email, o link de preview é uma alternativa para que ele possa visualizar a mensagem e não perder a chance de conferir o conteúdo.

Remetente

O nome e o endereço do remetente são informações disponíveis para visualização na caixa postal do destinatário. Ao receber uma comunicação por email que gere dúvidas, seu primeiro impulso é querer entrar em contato com  remetente. O mais rápido e prático para ele será responder a mensagem e enviar suas dúvidas por email.

Por isso, a facilidade para entrar em contato com o remetente merece atenção: o usuário deve conseguir responder a mensagem recebida apenas clicando no botão “Responder” de seu programa de email. Isso quer dizer que endereços de email do tipo “no-reply”, criados só para “disparos” e que não aceitam respostas, não são recomendados no email marketing.

 

Mais importante que o nome é a funcionalidade: assegure-se que o endereço de email utilizado esteja ativo e apto a receber mensagens,

 

Reputação do domínio

Há uma legião de inimigos do email marketing. Ela é composta por administradores de servidores de emails e usuários finais que estão cansados dos abusos cometidos por algumas empresas que querem divulgar seus produtos ou sua marca sem permissão. O termo email marketing foi banalizado e hoje é confundido com spam.

Grandes corporações, provedores de email e entidades que combatem o spam como Microsoft, Yahoo, Google entre outras.

Para adquirir a confiança do usuário final,é necessário que todo o processo de opt-in seja transparente (double opt-in) e que o processo de opt-out realmente funcione. Isso garante que sua base de dados seja somente de pessoas interessadas em receber emails. Esta é a ação mais importante de todo o processo.

 

A identificação do remetente não resolve o problema do spam. Mas, sabendo a origem da mensagem, cria-se uma linha que separa os emails enviados pelos bons profissionais dos que são enviados pelos spammers – pessoas que não seguem regras éticas para comunicação por email.

O segundo passo é garantir que a sua base de dados tenha um baixo índice de endereços inválidos. Enviar uma mensagem em massa para vários emails inexistentes é um comportamento típico de spammers. Existem alguns sistemas antispam que são configurados para monitorar e limitar a quantidade de emails inválidos e, se o remetente ultrapassar a quota estipulada, as mensagens restantes são rejeitadas.

 

Para iniciar a caminhada em busca da reputação, é preciso trabalhar o conteúdo da mensagem, evitando que seja classificada como spam. Existem práticas que ajudam nesta tarefa. Acompanhe alguns exemplos: palavras ou frases que costumam ser bloqueadas por ferramentas antispam devem ser evitadas, como o modelo “Clique Aqui”, “Promoção” e “Visite o nosso site”, entre outras mais.

É importante manter o interesse do seu público utilizando uma comunicação direcionada por preferências. Isso evita que a sua comunicação seja excluída sem ser lida ou que o destinatário clique no botão “Isto é spam”.

Uma das características deste sistema é que quando a mensagem é entregue diretamente na caixa de entrada e muitos usuários não visualizam, o sistema antispam pode considerá-la como indesejável. Nos próximos envios, pode encaminhá-la diretamente para a caixa de lixo eletrônico. Por isso, é muito importante a segmentação e personalização.

 

Caso o SPF não esteja configurado, alguns provedores como Hotmail, UOL, IG e Terra podem rejeitar a mensagem enviada ou, então, colocá-la na caixa de lixo eletrônico.

Uma reputação positiva combinada ao uso deste método tem resultado no aumento de mensagens entregues aos destinatários e na diminuição das chances de sua mensagem ser marcada como spam.
A implantação do SPF é um processo de baixo ou nenhum custo e é feita em poucos minutos.

 

Sites que utilizam o email marketing para relacionamento com seus clientes podem notar aumento nas taxas de entrega e abertura de email uma vez que possuem o SPF configurado. O aumento das taxas está relacionado ao ganho de reputação juntos aos provedores de internet, o que oferece maior possibilidade de seus emails chegarem na caixa de entrada dos destinatários e, em alguns casos, faz com que os destinatários não precisem desbloqueá-las através do clique no link “exibir imagens” dos clientes de email.

Existem ferramentas de email marketing que oferecem a validação do SPF durante a elaboração da campanha. Não deixe de verificar se o seu domínio já faz parte dos nove milhões de domínios com SPF configurados ao redor do mundo.

Curso gratuito ensina como ganhar dinheiro trabalhando com e-mail marketing :

——–>Quero este curso gratuito agora<——–

 

Deixe uma comentário