Desafios dos empreendedores ao abrir um supermercado

Abrir um supermercado é algo que necessita de um bom planejamento, por isso, é preciso avaliar algumas questões importantes para que tudo corra bem.

A primeira parte que deve ser avaliada é justamente quem são os concorrentes e entender como atuam, seja pelos preços oferecidos, seja pelas promoções da semana, ajustando e melhorando os serviços prestados na região. Atualizar sempre é a maneira mais adequada para ‘se manter vivo’ no mercado.

Após essa análise criteriosa, outro importante detalhe que deve ser levado em conta é o quanto se gasta e como essa reposição é feita, para que não falte produtos na prateleira para que o consumidor não fique insatisfeito com que o supermercado tem a sua disposição em determinadas preferências de marca.

O controle de estoque deve ser analisado também pela entrada e saída, porque só assim de maneira equilibrada fará com que o supermercado possa entender o que o consumidor necessita para que esse estoque não acabe.

Departamentos que não estão coesos, também é uma das causas que comprometem o bom funcionamento de um supermercado, por esta razão todos os departamentos devem estar interligados para suprir as necessidades que surgirem ao longo do tempo.

A organização também é importante. É preciso fazer a verticalização de produtos, proque ajuda por exemplo no saldo positivo do mês do próprio estabelecimento. Mas como?

Cuidar das cores e principalmente deixar à mostra os produtos ‘mais caros’ induzem o consumidor a querer comprá-lo sem maiores dificuldades, além de fazer com que os consumidores ao comprarem produtos mais procurados levem menos tempo e mais rapidez em suas escolhas. Fazendo dessa forma ajuda também a vender outros produtos que não estavam previstos em um primeiro momento.

Deixar o estoque perecível sempre em bom estado, deixar limpo os corredores do supermercado, é de extrema importância para que a Vigilância Sanitária não apreenda os alimentos já vencidos e aplique uma multa indesejável ao seu estabelecimento. Por isso, investir em supermercados é algo de muita responsabilidade, mas pode ser prazeroso se for analisado a longo prazo deixando satisfeito os clientes e o empreendedor.

Para saber mais como abrir um supermercado de forma correta e com todas as dicas, conheça o nosso e-book “Como Montar Um Supermercado de Sucesso”.

Deixe uma comentário